Viver em condomínio é, por definição, viver em comunidade. Isto significa que partilhar um espaço implica um conjunto de regras, respeito mútuo e, acima de tudo, boa comunicação.

Quando a harmonia falha, consequentemente, o stress aumenta. Mas como podemos garantir que a convivência é pacífica? Na Acta Exacta, acreditamos que a gestão de condomínios em Lisboa passa por criar pontes. Por isso, este é o nosso guia.

1. Comunicação Clara é a Base

A maioria dos conflitos nasce de mal-entendidos. Portanto, a informação deve estar sempre acessível a todos.

A administração (seja interna ou externa) deve garantir que comunica todas as decisões importantes atempadamente. Por exemplo, um portal online ou um quadro de avisos atualizado são essenciais.

2. Conheça e Cumpra o Regulamento

O regulamento do condomínio é a “lei” interna do prédio. No entanto, muitas vezes, os condóminos ignoram-no até surgir um problema.

Todos os condóminos devem ter uma cópia, pois é o regulamento que define as regras de utilização das áreas comuns, horários de ruído e responsabilidades.

3. O Papel do Administrador como Mediador

O administrador não é um polícia, mas sim um facilitador. Ou seja, ele deve ser o ponto de contacto imparcial para resolver disputas, antes que elas escalem.

Sem dúvida, a experiência de uma empresa como a Acta Exacta é valiosa aqui, visto que lidamos com estas situações diariamente.

4. Respeito pelo Ruído

É a queixa número um. Especificamente, obras fora de horas, música alta ou sapatos a bater no chão.

O Regulamento Geral do Ruído é claro, contudo, o bom senso deve imperar sempre. Por exemplo, se vai dar uma festa, avise os seus vizinhos.

5. Cuidado com as Áreas Comuns

O elevador, o hall de entrada, o jardim. Basicamente, são espaços de todos. Assim sendo, é fundamental que todos mantenham estes espaços limpos e desimpedidos.

Carrinhos de bebé, bicicletas ou lixo não devem bloquear passagens, pois a manutenção destes espaços é uma responsabilidade de todos.

A Harmonia Constrói-se Ativamente

Uma vizinhança harmoniosa não nasce por acaso. Pelo contrário, todos têm de a construir ativamente.

Em suma, com uma administração presente e condóminos conscientes, é possível alcançar essa harmonia. Fale connosco para saber como ajudamos a criar este ambiente no seu prédio em Lisboa.